Blefaroplastia é a cirurgia plástica que reposiciona as pálpebras, rejuvenescendo a região em volta dos olhos. O procedimento retira o excesso de pele e de gordura do local, primeiro, e depois faz ajustes para deixar um aspecto mais liso, uniforme e harmônico. Dessa forma, atinge-se um resultado mais jovial, eliminando o aspecto cansado comum ao processo natural de envelhecimento. A blefaroplastia pode ser feita na pálpebra superior, na inferior ou nas duas.
Como é feita a blefaroplastia?
Indicada para pessoas com 40 anos ou mais, a blefaroplastia é um procedimento relativamente simples. A cirurgia demanda anestesia local com sedação e internação curta de seis a oito horas, normalmente, e possui duração média de 40 minutos. O cirurgião plástico realiza pequenas incisões ao longo das linhas naturais das pálpebras, o que também o permite reposicionar músculos e tecidos. Além da questão estética, a blefaroplastia pode resolver problemas de visão decorrentes do excesso de pele e gordura.
Blefaroplastia + castanhares e combinação com outros procedimentos
Existe a possibilidade de realizar a blefaroplastia em conjunto com outros procedimentos, como a cirurgia de castanhares, que é uma técnica de elevação das sobrancelhas e de melhora na abertura dos olhos. Esta cirurgia plástica começa com um corte rente à sobrancelha ou com pequenas incisões nas suas laterais, o que gera a elevação da cauda das sobrancelhas. Outras cirurgias que costumam ser combinadas com a blefaroplastia são a rinoplastia e o lifting facial.
“Tanto a blefaroplastia das pálpebras superiores, quanto a das inferiores, costuma ser associada à cirurgia de face (lifting facial) e ao preenchimento facial com gordura (lipoenxertia), que são procedimentos indicados para combater a flacidez (principalmente no pescoço) e promover o rejuvenescimento da região”, informa a Dra. Leizi Regina Barreto Silva, cirurgiã plástica e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Resultado da cirurgia plástica
O resultado da blefaroplastia superior e da blefaroplastia inferior começam a ser vistos após cerca de duas semanas, mas os resultados definitivos só serão percebidos em cerca de três meses. A comparação do antes e depois da blefaroplastia torna mais clara a percepção da evolução. Além disso, o procedimento praticamente não deixa cicatrizes, e mesmo as que aparecem são quase imperceptíveis. A adoção regrada dos cuidados recomendados no pós-cirurgia ajudam muito a obter um resultado satisfatório.
Cuidados no pós-operatório
Logo após a cirurgia, é comum a região dos olhos ficar inchada e com hematomas. Por isso, é importante adotar alguns cuidados, como aplicação de compressas frias sobre os olhos e utilização de colírio lubrificante, especialmente nos três primeiros dias. Também é recomendado não se expor diretamente ao sol, não utilizar maquiagem em volta dos olhos, não fazer nenhum tipo de esforço físico, manter a cabeça elevada quando deitar de barriga para cima e aplicar filtro solar diariamente no local para mantê-lo protegido.
“O pós-operatório da cirurgia de blefaroplastia se beneficia bastante, ainda, do uso de dreno por uma semana, e também de faixa facial e taping (bandagem elástica contensiva)”, complementa a especialista.