A braquioplastia, também conhecida como lifting de braço ou lifting braquial, é uma cirurgia plástica que remodela os braços, principalmente na parte superior, que vai da axila ao cotovelo. Trata-se de um procedimento que combate a flacidez e o excesso de pele e gordura na região, consequentes de processos como envelhecimento, ganho de peso e pós-bariátrica. A ideia é trazer contornos mais suaves, deixando a pele dos braços mais lisa e tonificada, com um aspecto mais jovial.
Durante a braquioplastia
Antes da cirurgia, é aplicada anestesia, que pode ser local ou geral, dependendo da avaliação do médico. O tamanho e a quantidade das incisões dependem do volume de gordura e pele que precisa ser eliminado. Depois que isso é feito, o tecido subjacente de sustentação é firmado e remodelado com suturas internas, e as incisões são fechadas com suturas ou pontos removíveis. A cicatriz da cirurgia é feita na parte interna do braço, para ficar mais discreta.
Cuidados pós-cirurgia
Na recuperação pós-operatória, a (o) paciente pode se beneficiar do uso de curativos no local das incisões e também de bandagens ou malha de compressão ao redor dos braços para amenizar o inchaço. Também pode ser necessário tomar medicamentos para controlar dores e infecções, e fazer uso de dreno, temporariamente, para evitar acúmulo de sangue e fluidos.