• Ressecção de cicatriz inestética
  • Quelóide
  • Cisto
  • Lipoma
  • Cisto sebáceo
  • Lobuloplastia
  • Câncer de pele

A cirurgia ambulatorial tem como diferencial o fato de ser realizada fora de ambiente hospitalar, visto que é um procedimento mais simples e que, portanto, não exige estrutura e despesas maiores — como o que ocorre quando há internação. Sendo assim, a (o) paciente tende a receber alta no mesmo dia. Apesar de ser mais acessível e de ser realizado em espaços reduzidos, esse tipo de cirurgia conta com equipe médica completa e todos os recursos necessários para garantir o melhor resultado possível, além de bem-estar e segurança ao paciente. 

Confira alguns procedimentos estéticos que podem ser realizados com cirurgia ambulatorial:

Ressecção de cicatriz inestética – visa melhorar a estética de cicatrizes aparentes que incomodam a (o) paciente, seja diminuindo o tamanho ou alterando a textura, formato e cor. A ressecção é feita por meio de incisões na extensão da cicatriz, removendo-a depois. A duração varia entre 30 minutos e uma hora, dependendo do tamanho da cicatriz. 

Remoção de queloide – esta cirurgia remove o queloide, que é um tecido cicatricial que cresceu de forma anormal, resultando em uma aparência ruim, que quase sempre incomoda os pacientes. O procedimento traz um resultado satisfatório na grande maioria dos casos, deixando uma pequena cicatriz com estética bem mais agradável.

Cirurgia de lipoma – procedimento de remoção de lipoma, uma espécie de caroço que se forma na pele, composto por células de gordura. Normalmente, não é necessário tratamento; a cirurgia costuma ser indicada caso o lipoma cresça rápido, cause dor ou incômodo estético ao paciente. A retirada é considerada simples, exigindo apenas anestesia local.

Cirurgia de cisto sebáceo – tem como objetivo remover o cisto sebáceo, que é um nódulo benigno que se desenvolve pelo entupimento das glândulas sebáceas. Considerado comum e simples, o procedimento é feito em consultório com aplicação de anestesia local e sutura. A cirurgia também remove a cápsula do cisto, que costuma ser preenchida com líquido ou material pastoso.

Lobuloplastia – é a cirurgia plástica indicada para diminuir ou ajustar os lóbulos das orelhas. Pode ser feita para corrigir deformidades genéticas ou deformidades causadas por fatores externos, como acidentes ou uso prolongado de brincos e alargadores. Com duração de cerca de 30 minutos, o procedimento consiste na retirada de um triângulo do lóbulo para que seu tamanho seja reduzido.  

Cirurgia de câncer de pele – trata-se do principal método de tratamento para melanomas e tumores cutâneos. Caso o quadro seja brando, a cirurgia costuma ser simples, exigindo apenas anestesia local. O médico especialista que realiza o procedimento utiliza bisturi para remover a lesão, deixando, normalmente, uma cicatriz relativamente discreta, que não afeta muito a aparência da área acometida.

compartilhe esse procedimento

Procedimentos relacionadas