Cirurgia combinada: como funciona esse procedimento?

Cirurgia combinada: corpo feminino marcado para fazer diversos procedimentos estéticos

A cirurgia combinada agrupa em um mesmo procedimento duas ou até três cirurgias plásticas diferentes. Trata-se de uma estratégia para otimizar tempo e custos — afinal, não é necessário esperar por semanas ou meses entre as cirurgias e nem gastar mais de uma vez com internação e anestesia — além da recuperação, que é uma só. Fora isso, a (o) paciente ainda tem o benefício de obter resultados estéticos mais amplos com um único procedimento.

Principais vantagens da cirurgia combinada

“A principal vantagem da cirurgia combinada é a possibilidade de fazer tudo em um tempo cirúrgico, com uma única recuperação de pós-operatório”, afirma a Dra. Leizi Regina Barreto Silva, médica especialista em cirurgia plástica e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Outra vantagem desse tipo de cirurgia é a possibilidade de manter o corpo da (o) paciente com um aspecto geral equilibrado, simétrico e harmônico, mesmo com mudanças em várias áreas.

Lipoabdominoplastia e mamoplastia são as principais cirurgias plásticas combinadas 

Apesar de haver algumas possibilidades de cirurgias plásticas combinadas, em diferentes áreas do corpo, a profissional deixa claro que existe uma predileção por certas cirurgias na hora de realizar as combinações: “geralmente, nós combinamos lipoaspiração e abdominoplastia, ou lipoaspiração com mamoplastia, por exemplo. Ou, até mesmo, realizamos a cirurgia tripla, que costuma combinar lipoaspiração, abdominoplastia e mamoplastia”, explica a médica.

Essa cirurgia combinada tripla (lipoabdominoplastia + mamoplastia/mastopexia) é muito indicada para mulheres que passaram por uma ou mais gestações e, por isso, é chamada, às vezes, de “mommy makeover” (algo como “transformação da mamãe”, em tradução livre). Nela, a (o) especialista ajusta a musculatura abdominal, retirando o excesso de pele e gordura da região, assim como de outros pontos específicos próximos (como os flancos, por exemplo), e ainda reestrutura os seios da paciente.

Outras possibilidades de combinação: blefaroplastia, rinoplastia e otoplastia

A mamoplastia (ou mastopexia) pode aumentar o volume das mamas (com uso ou não de prótese de silicone) e/ou modelar o formato dos seios para atingir uma aparência mais agradável, firme e jovial. Outra cirurgia combinada muito comum é a que une blefaroplastia (pálpebras) e rinoplastia (nariz). Pelo fato da área de atuação em questão ser o rosto, é possível, ainda, adicionar a essa combinação à otoplastia, que também é conhecida como cirurgia da orelha de abano.

Seguir as recomendações de pré-operatório é crucial para o sucesso da cirurgia combinada

Segundo a Dra. Leizi, independente das cirurgias plásticas realizadas na combinação, é fundamental que a (o) paciente esteja em boas condições de saúde e realize todos os exames necessários antes de se submeter a qualquer procedimento. Seguir à risca as recomendações de pré-operatório ajuda muito a evitar complicações, assim como facilita o trabalho do especialista durante a cirurgia e a recuperação.

“É preciso que o paciente esteja sem comorbidades ou com comorbidades controladas (como pressão alta e diabetes, por exemplo) e tenha a liberação do cardiologista e do anestesista. Toda a parte clínica deve estar em dia, até pelo aumento de risco que vem com essa cirurgia. Afinal, o procedimento traz um aumento do tempo cirúrgico e da comorbidade cirúrgica”, finaliza a profissional.

compartilhe essa matéria:

Matérias relacionadas

Ressecção de cicatriz inestética
Dra. Irene Daher | CRM: 52.49886-3

Conheça a ressecção de cicatriz, cirurgia plástica que melhora a aparência desse tipo de marca

A ressecção de cicatriz é um procedimento que busca melhorar a aparência de cicatrizes que incomodam esteticamente os pacientes, alterando seu tamanho, formato, textura e cor. Por isso, também é conhecida como ressecção de cicatriz inestética. Trata-se de uma cirurgia plástica ambulatorial, ou seja, realizada em ambulatório.

Leia mais
Explante de prótese de silicone das mamas
Dra. Irene Daher | CRM: 52.49886-3

Como é feita a cirurgia de explante de silicone e quando é indicada?

O explante de silicone, ou seja, a retirada das próteses mamárias, é requisitado, principalmente, pelo desejo da paciente de voltar a ter seios com uma aparência natural, ou quando há problemas em função do organismo não reagir tão bem a esse corpo estranho adicionado.

Leia mais
Transplante capilar é um grande aliado no combate à calvície
cirurgiaplasticainstituto@gmail.com

Transplante capilar 

A técnica de transplante capilar consiste em retirar folículos pilosos do couro cabeludo de áreas fartas de cabelo de uma pessoa e transplantá-los em outros pontos de sua própria cabeça onde não cresce mais cabelo, em função da calvície. O novo cabelo cresce entre oito meses e um ano.

Leia mais

Receba nossas postagens

Instagram

Acompanhe o nosso trabalho através das nossas postagens!