Cirurgia combinada: como funciona esse procedimento?

A cirurgia combinada agrupa em um mesmo procedimento duas ou até três cirurgias plásticas diferentes. Trata-se de uma estratégia para otimizar tempo e custos — afinal, não é necessário esperar por semanas ou meses entre as cirurgias e nem gastar mais de uma vez com internação e anestesia — além da recuperação, que é uma só. Fora isso, a (o) paciente ainda tem o benefício de obter resultados estéticos mais amplos com um único procedimento.

Principais vantagens da cirurgia combinada

“A principal vantagem da cirurgia combinada é a possibilidade de fazer tudo em um tempo cirúrgico, com uma única recuperação de pós-operatório”, afirma a Dra. Leizi Regina Barreto Silva, médica especialista em cirurgia plástica e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Outra vantagem desse tipo de cirurgia é a possibilidade de manter o corpo da (o) paciente com um aspecto geral equilibrado, simétrico e harmônico, mesmo com mudanças em várias áreas.

Lipoabdominoplastia e mamoplastia são as principais cirurgias plásticas combinadas 

Apesar de haver algumas possibilidades de cirurgias plásticas combinadas, em diferentes áreas do corpo, a profissional deixa claro que existe uma predileção por certas cirurgias na hora de realizar as combinações: “geralmente, nós combinamos lipoaspiração e abdominoplastia, ou lipoaspiração com mamoplastia, por exemplo. Ou, até mesmo, realizamos a cirurgia tripla, que costuma combinar lipoaspiração, abdominoplastia e mamoplastia”, explica a médica.

Essa cirurgia combinada tripla (lipoabdominoplastia + mamoplastia/mastopexia) é muito indicada para mulheres que passaram por uma ou mais gestações e, por isso, é chamada, às vezes, de “mommy makeover” (algo como “transformação da mamãe”, em tradução livre). Nela, a (o) especialista ajusta a musculatura abdominal, retirando o excesso de pele e gordura da região, assim como de outros pontos específicos próximos (como os flancos, por exemplo), e ainda reestrutura os seios da paciente.

Outras possibilidades de combinação: blefaroplastia, rinoplastia e otoplastia

A mamoplastia (ou mastopexia) pode aumentar o volume das mamas (com uso ou não de prótese de silicone) e/ou modelar o formato dos seios para atingir uma aparência mais agradável, firme e jovial. Outra cirurgia combinada muito comum é a que une blefaroplastia (pálpebras) e rinoplastia (nariz). Pelo fato da área de atuação em questão ser o rosto, é possível, ainda, adicionar a essa combinação à otoplastia, que também é conhecida como cirurgia da orelha de abano.

Seguir as recomendações de pré-operatório é crucial

Segundo a Dra. Leizi, independente das cirurgias plásticas realizadas na combinação, é fundamental que a (o) paciente esteja em boas condições de saúde e realize todos os exames necessários antes de se submeter a qualquer procedimento. Seguir à risca as recomendações de pré-operatório ajuda muito a evitar complicações, assim como facilita o trabalho do especialista durante a cirurgia e a recuperação.

“É preciso que o paciente esteja sem comorbidades ou com comorbidades controladas (como pressão alta e diabetes, por exemplo) e tenha a liberação do cardiologista e do anestesista. Toda a parte clínica deve estar em dia, até pelo aumento de risco que vem com essa cirurgia. Afinal, o procedimento traz um aumento do tempo cirúrgico e da comorbidade cirúrgica”, finaliza a profissional.

compartilhe essa matéria:

Matérias relacionadas

cirurgiaplasticainstituto@gmail.com

Cirurgia combinada

Como o nome sugere, a cirurgia combinada reúne diferentes cirurgias plásticas em um só procedimento, otimizando tempo e recursos. Afinal, não será necessário esperar entre as cirurgias. A recuperação também é facilitada neste processo. Um exemplo comum de cirurgias plásticas combinadas é a junção de mastopexia e lipoabdominoplastia (lipoaspiração + abdominoplastia).

Leia mais
cirurgiaplasticainstituto@gmail.com

Ninfoplastia

Voltada para a região íntima da mulher, a ninfoplastia atua, principalmente, nos pequenos lábios vaginais. Esta cirurgia plástica costuma ter finalidade estética, mas também pode ser indicada por razões funcionais. É possível fazer a cirurgia de ninfoplastia em outras áreas, como os lábios maiores, parte do clitóris e introito vaginal.

Leia mais
cirurgiaplasticainstituto@gmail.com

Mamoplastia

Mamoplastia é a cirurgia plástica que altera as mamas em tamanho e formato. Existem dois tipos: mamoplastia de aumento e mamoplastia redutora. Na primeira, o aumento do volume é feito, normalmente, com prótese de silicone. Já na segunda, mamas naturais grandes são diminuídas para amenizar dores e problemas na coluna.

Leia mais