Como é feita a cirurgia de explante de silicone e quando é indicada?

Explante de prótese de silicone das mamas

Por mais que o implante de prótese de silicone seja a cirurgia plástica mais realizada no mundo, o processo inverso vem aumentando cada vez mais nos últimos anos. O explante de silicone, ou seja, a retirada das próteses mamárias, é requisitado, principalmente, pelo desejo da paciente de voltar a ter seios com uma aparência natural. Quando há problemas em função do organismo não reagir tão bem a esse corpo estranho adicionado, a remoção costuma ser recomendada pelos especialistas.

Explante de silicone com retirada de cápsula 

“No processo de explante de prótese de silicone, o implante anterior deve ser retirado com a cápsula, preferencialmente”, afirma a Dra. Irene Daher, cirurgiã plástica membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. A cápsula é um elemento que fica em volta da prótese para separá-la do organismo da paciente, justamente para evitar reações adversas. Apesar de ser fina e maleável, a cápsula pode sofrer contratura, se tornando dura. Isso tende a gerar desconforto. 

Reconstrução das mamas após explante busca combater flacidez

“Quando há contratura capsular de grau elevado, podemos retirar e colocar novas próteses e cápsulas. Caso ocorra síndrome ASIA (reação ruim do organismo pela presença das próteses) ou caso a paciente não deseje mais os implantes, usamos as técnicas de reconstrução das mamas sem silicone”, explica a especialista. Essa reconstrução é comum após o explante em função da flacidez consequente deste processo.

Duração da cirurgia de explante aumenta bastante com a Mastopexia

Segundo a médica, após a retirada das próteses, as mamas ficam vazias, o que sugere a reconstrução por meio de remoção de pele, usando o tecido remanescente ou enxertando gordura. Neste caso, a cirurgia aumenta significativamente sua duração, podendo chegar a três horas. Isso porque a mastopexia (procedimento de lifting das mamas e combate à flacidez local) demanda mais tempo. Já o explante em si costuma durar cerca de 30 minutos, no máximo.

Pós-operatório do explante de silicone

No geral, a recuperação da cirurgia de explante de silicone é bem simples, exigindo repouso entre duas semanas e um mês. Depois desse período, a paciente pode voltar à sua rotina normal. “O pós-operatório costuma ser bem tranquilo, pois não há implantes ou tensão nos tecidos. Porém, existe risco de hematoma quando removemos toda a cápsula. Drenos podem ser necessários durante alguns dias”, informa a profissional.

compartilhe essa matéria:

Matérias relacionadas

Ressecção de cicatriz inestética
Dra. Irene Daher | CRM: 52.49886-3

Conheça a ressecção de cicatriz, cirurgia plástica que melhora a aparência desse tipo de marca

A ressecção de cicatriz é um procedimento que busca melhorar a aparência de cicatrizes que incomodam esteticamente os pacientes, alterando seu tamanho, formato, textura e cor. Por isso, também é conhecida como ressecção de cicatriz inestética. Trata-se de uma cirurgia plástica ambulatorial, ou seja, realizada em ambulatório.

Leia mais
Transplante capilar é um grande aliado no combate à calvície
cirurgiaplasticainstituto@gmail.com

Transplante capilar 

A técnica de transplante capilar consiste em retirar folículos pilosos do couro cabeludo de áreas fartas de cabelo de uma pessoa e transplantá-los em outros pontos de sua própria cabeça onde não cresce mais cabelo, em função da calvície. O novo cabelo cresce entre oito meses e um ano.

Leia mais
Novas técnicas de lifting facial
Dra. Irene Daher | CRM: 52.49886-3

Lifting facial: conheça as técnicas mais modernas dessa cirurgia plástica

O lifting facial é uma cirurgia plástica feita no rosto e no pescoço com o objetivo de amenizar as marcas do envelhecimento da pele, como rugas, flacidez e linhas de expressão. Atualmente, o procedimento costuma ser feito com técnicas modernas que entregam um resultado mais harmônico e natural.

Leia mais

Receba nossas postagens

Instagram

Acompanhe o nosso trabalho através das nossas postagens!

Siga no Instagram