Como é feita a rinoplastia, cirurgia plástica que remodela o nariz?

A rinoplastia é uma cirurgia plástica realizada, muitas vezes, para promover alterações estéticas no nariz. Porém, também pode ser indicada para ajustes estruturais e funcionais da região. Em um mesmo procedimento, o médico pode fazer alterações que contemplem ambas as finalidades. Trata-se de uma cirurgia plástica complexa, já que mexe com cicatrização, tecidos e vasos em uma área reduzida, mas que costuma trazer resultados satisfatórios quando o (a) paciente entende e respeita todas as etapas do processo.

Principais características da rinoplastia

“A rinoplastia é realizada para fins estéticos e funcionais. O procedimento é feito sempre em um centro cirúrgico, podendo combinar a atuação de um cirurgião plástico, que vai fazer a parte estética, com um otorrinolaringologista, para tratar a parte funcional”, informa a Dra. Leizi Regina Barreto Silva, cirurgiã plástica e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. No geral, pode-se dizer que a rinoplastia se inicia com a correção das irregularidades funcionais, depois das ósseas e, por fim, das cartilaginosas.

Na parte estética, o profissional pode mudar diversos aspectos do nariz, como tamanho, largura do dorso, narinas, perfil e ponta. Já quanto à funcionalidade, são comuns os ajustes para tratar problemas como desvios de septo e hipertrofia dos cornetos, que dificultam a respiração. “Quanto à estética, mexe-se, geralmente, na ponta nasal, no dorso e na ‘asa’ nasal, para diminuir a base do nariz. O otorrino auxilia na correção de problemas funcionais, especialmente o desvio de septo”, confirma a profissional.

Outras indicações para fazer a cirurgia plástica do nariz

Além dos casos em que a rinoplastia é motivada pelo desejo de moldar o nariz para atingir um resultado estético mais harmônico e simétrico e pela necessidade de resolver problemas estruturais que causam desconforto no dia a dia, a cirurgia pode ser indicada, ainda, nas situações de nariz desfigurado por trauma ou de insatisfação com o resultado de um procedimento feito anteriormente. Inclusive, o risco de frustração com a cirurgia reforça a importância de seguir à risca todos os cuidados exigidos no processo.

Pós-operatório da cirurgia de rinoplastia

É importante ressaltar que o procedimento exige aplicação de anestesia, que pode ser local com sedação ou geral. Logo que o pós-operatório da rinoplastia se inicia, o(a) paciente precisa ficar com curativos no nariz durante uma semana. “No pós-operatório da cirurgia de rinoplastia, é comum indicarmos o uso de curativos modeladores”, especifica a médica. A região costuma ficar dolorida, inchada e arroxeada nos primeiros dias. Nesse período inicial, o(a) paciente também pode ter a sensação de nariz entupido.

Cuidados para aumentar as chances de sucesso na recuperação da cirurgia 
Para aumentar as chances de sucesso do procedimento, é fundamental evitar a prática de exercícios físicos de todo tipo na primeira semana e também a exposição ao sol. Se precisar sair de casa, use chapéu e filtro solar para se proteger bem da radiação e, assim, evitar problemas com a cicatrização. Apesar do retorno às atividades normais ocorrer, em média, em até duas semanas, a comparação do antes e depois da rinoplastia, já com o resultado final, só poderá ser feita após um ano.

compartilhe essa matéria:

Matérias relacionadas

cirurgiaplasticainstituto@gmail.com

Cirurgia combinada

Como o nome sugere, a cirurgia combinada reúne diferentes cirurgias plásticas em um só procedimento, otimizando tempo e recursos. Afinal, não será necessário esperar entre as cirurgias. A recuperação também é facilitada neste processo. Um exemplo comum de cirurgias plásticas combinadas é a junção de mastopexia e lipoabdominoplastia (lipoaspiração + abdominoplastia).

Leia mais
cirurgiaplasticainstituto@gmail.com

Ninfoplastia

Voltada para a região íntima da mulher, a ninfoplastia atua, principalmente, nos pequenos lábios vaginais. Esta cirurgia plástica costuma ter finalidade estética, mas também pode ser indicada por razões funcionais. É possível fazer a cirurgia de ninfoplastia em outras áreas, como os lábios maiores, parte do clitóris e introito vaginal.

Leia mais
cirurgiaplasticainstituto@gmail.com

Mamoplastia

Mamoplastia é a cirurgia plástica que altera as mamas em tamanho e formato. Existem dois tipos: mamoplastia de aumento e mamoplastia redutora. Na primeira, o aumento do volume é feito, normalmente, com prótese de silicone. Já na segunda, mamas naturais grandes são diminuídas para amenizar dores e problemas na coluna.

Leia mais