A ninfoplastia é a cirurgia plástica que altera a parte íntima da mulher. O procedimento pode abranger todas as áreas do órgão feminino, como os grandes lábios, os pequenos lábios, o introito vaginal, o capuz do clitóris e o próprio clitóris. Porém, os pequenos lábios vaginais (internos) costumam ser o alvo principal da cirurgia. Diversas pacientes buscam reduzir o excesso de pele ou apenas fazer ajustes na região, em casos de assimetria (um lábio maior que o outro), por exemplo.
Principais razões para a realização da cirurgia plástica
No geral, a ninfoplastia é um procedimento mais relacionado à estética, mas também pode ser indicada por razões funcionais. O próprio excesso de pele dos pequenos lábios pode gerar desconforto para a mulher em diversos momentos do dia, seja no andar ou no sentar — além do constrangimento pela aparência. Apesar do nome, os pequenos lábios podem sofrer hipertrofia, ficando com um tamanho acima do padrão, o que gera incômodo tanto estético quanto físico. Esse crescimento acontece, em muitos casos, depois do período gestacional.
Ninfoplastia é considerada um procedimento simples
Como se trata de um procedimento de complexidade baixa ou média, a ninfoplastia não precisa, necessariamente, ser feita em hospitais, com aplicação de anestesia geral e internação. A cirurgia pode ser realizada em clínicas especializadas, utilizando apenas anestesia local. Com duração de uma a duas horas, a cirurgia consiste no corte dos pequenos lábios, cujas bordas são costuradas na sequência, de maneira que as cicatrizes ficam imperceptíveis após a cicatrização completa.
“A ninfoplastia é uma cirurgia ambulatorial, feita em centro cirúrgico. É considerada ‘day clinic’, já que a paciente entra e sai no mesmo dia. Normalmente, é feita com anestesia local e sedação. O procedimento pode ser feito pelo cirurgião plástico, mas, em geral, é realizado pelo ginecologista”, informa a Dra. Leizi Regina Barreto Silva, cirurgiã plástica e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Pós-operatório da ninfoplastia
Uma das principais técnicas utilizadas é a ninfoplastia a laser, a qual tende a tornar o processo de cicatrização mais rápido. Os cuidados recomendados no pós-operatório também ajudam a acelerar a cicatrização, além de fazerem com que a comparação do antes e depois da ninfoplastia seja mais satisfatória. Dentre esses cuidados, destacam-se o repouso absoluto, pausa na atividade sexual por dois meses e evitar andar de moto ou bicicleta nos primeiros meses pós-cirurgia.
“No pós-operatório da cirurgia de ninfoplastia, a paciente também se beneficia bastante do uso local de compressa gelada e pomada antibacteriana. Como essa é uma cirurgia ambulatorial, mais simples, a lista de cuidados na recuperação acaba não sendo extensa”, conclui a especialista.