As palavras lipoaspiração e lipoescultura, além de parecidas, se referem a cirurgias plásticas bastante semelhantes em sua essência. Isso porque o objetivo inicial de ambas é remover gordura da(o) paciente, o que fica evidenciado pelo termo “lipo”, que quer dizer gordura. Porém, ao contrário do que alguns podem pensar, os procedimentos não são exatamente sinônimos, já que cada um possui especificidades próprias. Inclusive, pode-se dizer que a lipoescultura é composta também pela lipoaspiração.
Cirurgia plástica de lipoaspiração
Como o nome sugere, a lipoaspiração é um procedimento que aspira o excesso de gordura para removê-la do corpo do(a) paciente. A redução do volume é feita por meio de cânulas, que são tubos alocados em orifícios feitos nos locais do corpo onde se pretende retirar gordura. Além disso, é utilizado um aparelho específico para sugar essa gordura para fora. A lipoaspiração pode ser denominada pequena, média ou grande, dependendo da quantidade de gordura eliminada.
O que é a lipoescultura?
A lipoescultura, por sua vez, começa com a lipoaspiração, mas vai além, pois também utiliza o excesso de gordura retirado para aplicar em outras partes do corpo. O termo “escultura” está associado a este segundo momento de aproveitar a gordura removida para preencher outros pontos, visto que, desta forma, o cirurgião plástico faz um trabalho de esculpir o corpo da(o) paciente, buscando um contorno corporal mais harmônico e bem definido.
Lipoescultura é a junção de lipoaspiração e lipoenxertia
“Fazemos a lipoaspiração nas regiões onde há gordura localizada. Alguns exemplos: abdômen, flancos, dorso, parte média da coxa, braços, papada e culote. Já a lipoescultura está associada não apenas à lipoaspiração, com a retirada de gordura, mas também à lipoenxertia, que é a colocação de gordura em áreas onde há depressão ou para aumentar o volume (no quadril e nos glúteos, por exemplo)”, reforça a Dra. Leizi Regina Barreto Silva, cirurgiã plástica e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Lipoenxertia pode ser feita em várias partes do corpo
Portanto, pode-se dizer que a lipoescultura é a soma da lipoaspiração com a lipoenxertia, que é justamente esse processo de colocar gordura em regiões específicas do corpo com finalidade estética. A lipoenxertia pode ser feita também nas coxas e mamas, ou até mesmo em áreas menos óbvias, como o rosto. Como a gordura é aplicada no mesmo corpo do qual foi retirada, as chances de rejeição diminuem bastante e as possibilidades de sucesso da cirurgia se elevam significativamente.