A gluteoplastia é uma cirurgia plástica de aumento e remodelação dos glúteos que pode ser realizada com ou sem prótese. No caso da gluteoplastia sem prótese, especificamente, o resultado desejado é obtido por meio da aplicação de gordura na região. Também conhecido como lipoenxertia de glúteo, esse tipo de gluteoplastia é feito logo após a lipoaspiração, aproveitando a gordura retirada nesta cirurgia. Portanto, trata-se de uma cirurgia combinada que conecta dois procedimentos estéticos diferentes.
Gluteoplastia sem prótese traz menos complicações
Por mais que tanto a gluteoplastia sem silicone quanto a com prótese possam gerar resultados satisfatórios, pode-se dizer que a primeira é mais natural e menos invasiva, já que utiliza um elemento do organismo da própria paciente para alcançar o efeito desejado. Sendo assim, a lipoenxertia de glúteo traz menores riscos de complicações e desconforto, tendo em vista que favorece uma melhor aceitação da gordura pelo corpo.
“Como na lipoenxertia de glúteo nós usamos a própria gordura da (o) paciente, há menos risco de rejeição pelo corpo. Já nas cirurgias com prótese de silicone nos glúteos, esse risco é significativamente maior”, reforça a Dra. Leizi Regina Barreto Silva, cirurgiã plástica e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Para viabilizar lipoenxertia de glúteo, pacientes precisam ter gordura suficiente
Porém, existe a possibilidade de parte da gordura aplicada nos glúteos ser reabsorvida pelo organismo no pós-cirurgia, o que afetaria o resultado planejado. Ainda assim, a parte do enxerto que não for absorvida ficará para sempre ali, sem risco de perda com o passar do tempo. Para aumentar as chances de sucesso da lipoenxertia, é importante que a paciente tenha bastante gordura para usar.
“Quando a paciente tem gordura suficiente que justifique fazer a lipoaspiração, fica mais fácil fazer a lipoenxertia de glúteo. Inclusive, é preferível fazer esta técnica do que a aplicação de silicone. Porém, nos casos de pacientes muito magras, que não têm gordura, a única opção para ter um aumento do volume do glúteo é a prótese de silicone”, explica a especialista.
Recuperação da gluteoplastia
No pós-operatório da lipoenxertia de glúteo, a paciente tende a ter um quadro mais tranquilo do que no da gluteoplastia com prótese, com menos dor e desconforto, além de um tempo de recuperação menor. Contudo, os cuidados principais são parecidos em ambos os procedimentos.
“Tanto na lipoenxertia de glúteo quanto na gluteoplastia com prótese, a recuperação consiste, basicamente, no uso de cinta e de dreno”, conclui a médica.