O lifting facial – também conhecido como ritidoplastia – é uma cirurgia plástica que tem como objetivo principal amenizar marcas do processo natural de envelhecimento, como rugas e linhas de expressão. O procedimento é utilizado não apenas no rosto, mas também no pescoço, visando reduzir focos de flacidez e de excesso de gordura na pele. A “papada” e a pele frouxa sob a mandíbula são exemplos importantes. A ideia é atingir um resultado em que o semblante do(a) paciente fique mais jovial, bonito e harmônico.  

Cirurgia de lifting facial é feita em conjunto da blefaroplastia, em alguns casos

Indicada para pessoas a partir dos 45 anos, a cirurgia de lifting facial exige, normalmente, a aplicação de anestesia geral e internação por cerca de três dias após ser realizada. Como se trata de um procedimento sensível, a duração costuma ser longa, entre 4 a 5 horas, em média. A recuperação tende a ser lenta, causando dor nos primeiros dias. Os resultados do lifting facial começam a ser vistos com cerca de um mês após a cirurgia. Em alguns casos, o lifting facial é feito junto da blefaroplastia, que atua nas pálpebras.  

Como é feito o lifting facial?

O lifting facial consiste na realização de cortes em locais estratégicos, como na parte de trás da orelha ou na linha do couro cabeludo. A escolha por esses pontos mais escondidos é para evitar que as cicatrizes fiquem aparentes. Em seguida, o médico especialista executa o reposicionamento do tecido, para deixar a pele mais rígida e esticada. O profissional também pode, nesse momento, retirar tecido ou gordura excessivos. Por fim, o corte é fechado, sendo aplicado um curativo.

compartilhe esse procedimento

Procedimentos relacionadas