Lipoaspiração x hidrolipo: o que diferencia essas duas cirurgias plásticas?

Lipoaspiração x Hidrolipo: veja as principais diferenças entre as cirurgias plásticas

Lipoaspiração e hidrolipo são cirurgias plásticas semelhantes, que visam remover o máximo possível de gordura, para destacar as curvas corporais de cada paciente. Inclusive, uma deriva da outra, já que a hidrolipo é um tipo de lipoaspiração específico (também é conhecida como lipoaspiração tumescente). A principal diferença da hidrolipo para a lipoaspiração tradicional é que a primeira é menos invasiva, pois remove um volume de gordura bem menor. 

Principais diferenças entre os procedimentos estéticos

“Lipoaspiração e lipoescultura são termos relacionados à lipo 360, que é a lipo completa (pode envolver todo o abdômen, flancos, interno de coxas, culotes e dorso, além da lipoenxertia de glúteo). A hidrolipo é tecnicamente igual — já que em ambas é feita infiltração seguida de aspiração com máquina lipoaspiradora — mas é um termo relacionado a um procedimento de menor dimensão. Pode ser uma lipo só de abdômen, só de culotes ou só de dorso, por exemplo”, explica a Dra. Leizi Regina Barreto Silva, cirurgiã plástica e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Vantagens da hidrolipo em relação à lipoaspiração

Além disso, a hidrolipo não exige anestesia geral, o que torna o custo mais acessível e demanda menos tempo e esforço. O procedimento é realizado com aplicação apenas de anestesia local, o que significa que a (o) paciente fica acordado durante todo o procedimento. Já a lipoaspiração tradicional é feita em centro hospitalar, com anestesia geral e a (o) paciente dormindo. Isso permite que seja retirado um volume maior de gordura.  

“A vantagem da hidrolipo em relação à lipoaspiração é o valor e o tempo de internação, já que a (o) paciente não precisa dormir no hospital, podendo ir embora no mesmo dia (day clinic). Porém, os dois procedimentos são feitos no centro cirúrgico, por segurança”, reforça a profissional. 

Indicação de cada uma das cirurgias plásticas

No geral, a lipoaspiração é indicada para pessoas que desejam/precisam eliminar gordura em áreas maiores, o que justifica seu caráter mais invasivo. Por outro lado, a hidrolipo é voltada para pessoas com peso corporal adequado, mas que apresentam camadas pequenas de gordura em pontos específicos que elas não conseguem eliminar apenas com dieta e exercícios físicos. Portanto, a natureza mais simples e pouco invasiva do procedimento é adequada e suficiente para esse tipo de quadro.

“A indicação de uma ou de outra vai depender da necessidade da (o) paciente. Se for caso de lipoaspiração, vou atuar no corpo todo da pessoa; se for caso de hidrolipo, o trabalho vai ser mais direcionado a uma gordura localizada”, sintetiza a médica.

Pós-operatório da lipoaspiração e hidrolipo

Enquanto a hidrolipo tem uma recuperação simples e rápida (paciente pode retomar suas atividades normais no dia seguinte), a lipoaspiração gera um tempo de recuperação mais demorado. É preciso esperar cerca de uma semana para voltar à rotina normal. Além disso, os dois primeiros dias pós-cirurgia são marcados por dor e desconforto. A duração de ambas as cirurgias, por sua vez, não tem uma diferença tão significativa: a hidrolipo é feita entre duas e três horas e a lipoaspiração entre duas e quatro horas. 

“É interessante, no pós-operatório de ambas as cirurgias plásticas, fazer drenagem linfática. Também indico o uso de taping (bandagem elástica compressiva) e de cinta pós-cirúrgica de compressão por cerca de 30 e 60 dias”, finaliza a especialista. 

Lipoaspiração e hidrolipo podem ser feitas em conjunto com lipoenxertia de glúteo

Como as duas cirurgias plásticas têm a mesma finalidade principal (remover gordura em excesso), tanto a lipoaspiração quanto a hidrolipo podem ser feitas em conjunto com a lipoenxertia de glúteo. Esta é uma técnica que aproveita a gordura removida nesses procedimentos para ser aplicada nos glúteos. Assim como é feito na gluteoplastia, a lipoenxertia de glúteo visa aumentar o volume da região e remodelá-la, no intuito de atingir um aspecto mais uniforme, harmônico, simétrico e firme.

compartilhe essa matéria:

Matérias relacionadas

Conceito de braquioplastia, cirurgia plástica que remodela os braços
Dra. Leizi Regina Barreto Silva | CRM: 52.79996-3

O que é a braquioplastia, procedimento indicado na pós-bariátrica?

Braquioplastia é um termo que se refere à cirurgia plástica que remodela o contorno dos braços. Também chamado de lifting de braço e lifting braquial, o procedimento busca remover o excesso de pele e de gordura dos membros, deixando-os com um aspecto mais harmônico, simétrico e torneado.

Leia mais
Ressecção de cicatriz é uma cirurgia plástica ambulatorial
cirurgiaplasticainstituto@gmail.com

Ressecção de cicatriz

A ressecção de cicatriz é uma cirurgia plástica ambulatorial que visa melhorar a aparência de cicatrizes que incomodam a (o) paciente. O procedimento pode tanto diminuir o tamanho da marca, quanto alterar sua textura, formato e cor. A cirurgia é feita por meio de incisões na extensão da cicatriz.

Leia mais
Cruroplastia é a cirurgia plástica que remodela as coxas
cirurgiaplasticainstituto@gmail.com

Cruroplastia

Cruroplastia é uma cirurgia plástica que remodela as coxas, deixando-as lisas, com contornos mais definidos e proporcionais, e com um aspecto mais jovial. Para atingir esse resultado, o procedimento elimina excesso de pele e gordura, combatendo a flacidez.

Leia mais

Receba nossas postagens

Instagram

Acompanhe o nosso trabalho através das nossas postagens!