Lipoescultura 360 é um termo que se refere a uma abordagem ampla, tridimensional (360 graus) da remoção de gordura. Diferente da lipoaspiração tradicional, que atua em um ponto único por vez, a versão 360 abrange diversos locais ao mesmo tempo, com foco no tronco (abdômen, costas, flancos), mas também podendo pegar outras partes do corpo, como glúteos, mamas, braços e pernas. O objetivo é atingir um resultado bem harmônico e completo, perceptível em todo o contorno corporal da (o) paciente.
Como é feita a lipoaspiração 360?
Na prática, a técnica utilizada na lipoescultura 360 é a mesma da lipoaspiração padrão; o que muda é a abrangência do procedimento em si e do objetivo em termos de resultado, que é maior nesta versão tridimensional. Sendo assim, a cirurgia plástica se beneficia do uso de cânulas finas aplicadas em pequenas incisões feitas em áreas estratégicas para alcançar e remover a gordura com precisão. Dessa forma, é possível remodelar o contorno corporal de forma completa, trazendo traços mais lisos e bem definidos.
“A lipoaspiração 360 representa uma abordagem anterior e posterior do tronco para uma melhor definição da cintura e dorso, além do abdômen superior e inferior. O paciente, geralmente, começa a cirurgia de barriga para baixo, para que, assim, seja feita a lipoaspiração das costas e cintura. Depois, a pessoa vira de barriga para cima para completar a lipoaspiração do abdômen e do resto da cintura”, detalha a Dra. Irene Daher, cirurgiã plástica e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Diferencial da lipo 360
Segundo a especialista, o fato da abordagem 360 possibilitar maiores modificações no contorno corporal é a grande vantagem desse procedimento específico. “Além da real modificação no contorno corporal, a lipo 360 permite remover gordura localizada do dorso, destacando os glúteos e melhorando o contorno total da cintura. Isso é mais difícil de ser feito com a abordagem apenas anterior, que não necessita que a (o) paciente mude de posição na mesa cirúrgica”, explica a médica.
Lipoescultura também ressalta a musculatura
Vale ressaltar, ainda, que a lipoescultura tende a atuar também nos músculos, tornando-os mais definidos e tonificados. Portanto, o resultado vai além da perda de gordura: o corpo pós-lipo 360 costuma ficar mais magro e com um aspecto atlético. Nos casos dos pacientes próximos do peso ideal, mas com gordura localizada que não sai somente com dieta e exercícios físicos, a probabilidade de se obter plenamente o efeito esperado da lipoescultura 360 é maior.
Cuidados pós-cirurgia plástica
Na recuperação da lipo 360, é fundamental o repouso com limitação de atividades físicas nas primeiras semanas pós-cirurgia. O uso de roupas de compressão também é essencial, pois ajuda a reduzir o inchaço e na adaptação do corpo ao novo formato. Contudo, a grau desses cuidados depende muito da extensão do procedimento, do tamanho da área modificada.