Mamoplastia é o nome da cirurgia plástica que altera as mamas em tamanho e formato, seja por uma demanda estética ou de saúde. Existem duas variações da cirurgia: a mamoplastia de aumento e a mamoplastia redutora. Na primeira, o aumento do volume é feito, normalmente, com prótese de silicone. É indicada para mulheres com seios pequenos que desejam aumentá-los por uma questão de autoestima. Já a mamoplastia redutora é indicada quando a paciente tem mamas naturais grandes o suficiente para causar dor e problemas na coluna.

Mastopexia

Outra cirurgia que atua nas mamas é a mastopexia. Similar à mamoplastia, esse procedimento também visa remodelar os seios, dando-lhes uma aparência mais rígida e jovial. A especificidade mais relevante que a distingue é o intuito de corrigir a flacidez das mamas, o que é feito por meio da retirada do excesso de pele que se forma em função de fatores como envelhecimento, alterações de peso, gravidez e amamentação. A paciente pode optar tanto pela mastopexia sem prótese quanto pela mastopexia com prótese.       

Explante de silicone

Além da mamoplastia e da mastopexia, a paciente pode recorrer ao explante, que é o procedimento de retirada das próteses de silicone e reconstrução das mamas sem as próteses. A cirurgia pode ser indicada com finalidade estética — no caso da mulher que se arrependeu do implante e deseja que seus seios tenham uma aparência natural — ou de saúde (nas situações em que ocorrem complicações por conta das próteses, por exemplo). Caso haja flacidez após a retirada das próteses, é possível fazer a correção na mesma cirurgia.

compartilhe esse procedimento

Procedimentos relacionadas