Mastopexia pode ser feita com ou sem prótese de silicone

Mastopexia é o nome dado à cirurgia plástica que remodela os seios, com foco no combate à flacidez. Portanto, trata-se de um procedimento que levanta as mamas caídas, dando a elas um aspecto mais firme e jovial. Isso explica o fato da cirurgia também ser chamada, por vezes, de lifting de mama, já que lifting significa levantar, em inglês. É possível realizar tanto a mastopexia com prótese, quanto a mastopexia sem prótese, dependendo se a paciente tem ou não o desejo de também aumentar o volume dos seios com a cirurgia. 

Mastopexia x mamoplastia

A possibilidade de colocar prótese de silicone na mastopexia é uma das semelhanças deste procedimento com a mamoplastia, outra cirurgia plástica que atua nas mamas. A diferença fundamental entre mastopexia e mamoplastia é que a primeira tem como prioridade resolver a questão dos seios caídos (resultado de fatores como envelhecimento, gestação, amamentação, oscilações de peso e até mesmo hereditariedade), e a segunda tem como grande objetivo aumentar ou reduzir o tamanho das mamas.

Cuidados no pós-cirurgia

Na cirurgia de mastopexia, o cirurgião plástico elimina o excesso de gordura e depois reposiciona o tecido mamário, mamilos e aréolas. Isso já ajuda a dar aos seios um contorno mais bem definido e, até mesmo, a impressão de que estão mais volumosos. Ao final do procedimento, é importante que a paciente siga à risca os cuidados indicados para que a recuperação e a cicatrização ocorram da melhor forma. Alguns desses cuidados envolvem uso de sutiã cirúrgico, evitar esforço físico e não deitar de barriga para baixo.

compartilhe esse procedimento

Procedimentos relacionadas