Braquioplastia é um termo que se refere à cirurgia plástica que remodela o contorno dos braços. Também chamado de lifting de braço e lifting braquial, o procedimento busca remover o excesso de pele e de gordura dos membros, deixando-os com um aspecto mais harmônico, simétrico e torneado. Como resultado, a (o) paciente fica com uma pele mais lisa e esticada, típica de uma pessoa jovem.
Braquioplastia é muito comum na pós-bariátrica
A flacidez combatida pela braquioplastia é fruto de diversos fatores, como envelhecimento natural da pele, oscilações de peso, predisposição genética, problemas hormonais, doenças e até mesmo cirurgias. A cirurgia bariátrica, por exemplo, tende a deixar um volume significativo de sobra de pele nos pacientes. Por isso, é comum pessoas que se submeteram a essa cirurgia realizarem, posteriormente, os chamados procedimentos estéticos pós-bariátrica (braquioplastia, dorsoplastia, abdominoplastia em âncora, lifting de coxa).
“A braquioplastia é feita por meio de uma incisão na região mediana do braço (da axila ao cotovelo). É muito comumente indicada em casos de pessoas que fizeram cirurgia bariátrica e que apresentam muita flacidez de pele no local. Nessa situação, podemos associar a lipoaspiração com a retirada dessa pele flácida, consequente da bariátrica ou de uma grande perda de peso”, explica a Dra. Leizi Regina Barreto Silva, cirurgiã plástica e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Lifting de braço funciona como complemento aos hábitos saudáveis
Por mais que a dieta e o exercício físico ajudem na perda de peso e gordura e no fortalecimento do tônus muscular, nem sempre é possível eliminar a pele flácida e a gordura localizada apenas com esses cuidados. Sendo assim, as cirurgias plásticas funcionam como um importante complemento para atingir uma aparência mais saudável e estética. No lifting de braço, o cirurgião plástico busca trazer contornos mais suaves para a extensão do membro.
Durante a cirurgia plástica
Após a aplicação de anestesia local com sedação ou geral, o médico realiza incisões na parte interna ou de trás dos braços, para que a cicatriz da braquioplastia fique em um local mais discreto. Com isso, é possível remover a sobra de pele e aspirar para fora a gordura localizada. Em seguida, o tecido de sustentação é firmado e remodelado com suturas internas, assim como a pele é readequada ao novo contorno do braço. Por fim, as incisões são fechadas com suturas absorvidas pelo organismo ou pontos removíveis.
Braquioplastia: recuperação pós-operatória
“Na recuperação, a paciente, geralmente, pode ficar com um dreno, para controlar o acúmulo de sangue e fluidos. Eu costumo recomendar sempre também o uso de taping e uma cinta ou faixa na região do braço, para amenizar o inchaço”, informa a especialista. Os pacientes podem, ainda, se beneficiar de medicamentos para dores e para evitar infecções.