Otoplastia é um termo que se refere à cirurgia plástica que corrige a aparência das orelhas. Sendo assim, pessoas que nascem com orelhas proeminentes e desalinhadas com o rosto podem se beneficiar deste procedimento estético. Também conhecida como cirurgia da orelha de abano, a otoplastia reposiciona as orelhas, deixando-as mais simétricas e proporcionais. Considerada simples e de baixo risco, a técnica pode ser feita ainda na infância, quando as cartilagens das orelhas já se formaram.
Principais indicações da otoplastia
“A otoplastia, ou cirurgia de orelha de abano, é indicada para pessoas acima de sete ou oito anos de idade e é feita, primordialmente, por uma questão estética, mas também por poder haver comprometimento psicológico do(a) paciente”, afirma a Dra. Leizi Regina Barreto Silva, cirurgiã plástica e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. O procedimento também pode ser indicado para tratar problemas congênitos nas orelhas ou canais auditivos e até mesmo para melhorar a audição do(a) paciente.
Realização da cirurgia plástica
A cirurgia começa com uma incisão na parte de trás da orelha, que nada mais é do que um pequeno corte. Depois, é feita uma nova dobra natural para deixá-la mais rente à cabeça. Com o corte, é feita a retirada do excesso de pele e o ligamento da cartilagem – parte da cartilagem também pode ser retirada, se houver necessidade. Por fim, os cortes são fechados com sutura. Quando a cicatrização ocorre bem, a cicatriz da otoplastia é quase invisível.
Cuidados no pós-operatório da otoplastia
Em média, a cirurgia dura cerca de uma hora, mas logo em seguida o paciente deve permanecer em observação entre oito e doze horas. Deve-se utilizar curativo entre 24h e 48h e faixa de tecido compressiva por cerca de um mês no pós-operatório da otoplastia. A faixa ajuda tanto na cicatrização quanto na proteção da região. A cicatrização completa se dá entre quatro e seis meses. Durante esse período, é essencial adotar certos cuidados de rotina, como higienizar suavemente a região e se proteger do sol com uso de filtro solar.
“A otoplastia é feita em centro cirúrgico, com anestesia local, em sedação, e deixa uma cicatriz na parte posterior da orelha. No pós-operatório, o paciente deve usar uma faixa e medicamentos analgésicos para dor. Costuma ser uma cirurgia bem tranquila, que dura cerca de uma hora, duas no máximo, e, geralmente, é ‘day clinic’, ou seja, o paciente não precisa dormir no hospital, nem ficar internado”, corrobora a profissional.