Otoplastia (orelha de abano)

A otoplastia é a cirurgia plástica de correção das orelhas, especialmente aquelas proeminentes, desalinhadas com o rosto. Portanto, a principal finalidade do procedimento – também conhecido como cirurgia da orelha de abano – é melhorar o formato e posicionamento das orelhas, deixando-as mais simétricas e proporcionais. A otoplastia também pode ser indicada para tratar problemas congênitos nas orelhas ou canais auditivos e até mesmo melhorar a audição do(a) paciente.

Etapas da cirurgia

A cirurgia começa com uma incisão na parte de trás da orelha, que nada mais é do que um pequeno corte. Depois, é feita uma nova dobra natural para deixá-la mais rente à cabeça. Com o corte, é feita a retirada do excesso de pele e o ligamento da cartilagem – parte da cartilagem também pode ser retirada, se houver necessidade. Por fim, os cortes são fechados com sutura. Quando a cicatrização ocorre bem, a cicatriz da otoplastia é quase invisível.

Cuidados no pós-cirurgia

Considerada simples e de baixo risco, a otoplastia é feita em ambiente hospitalar e utiliza anestesia local com sedação ou anestesia geral. A duração é de cerca de uma hora, em média. No geral, o paciente permanece em observação entre oito e doze horas após a cirurgia. Deve-se utilizar curativo entre 24h e 48h e faixa de tecido compressiva por cerca de um mês no pós-operatório da otoplastia.

compartilhe esse procedimento

Procedimentos relacionadas