O processo denominado pós-bariátrica consiste em uma série de cuidados adotados depois que a cirurgia bariátrica é realizada, adequando o corpo modificado do paciente (estômago com capacidade reduzida) a uma rotina mais saudável, para que não haja complicações e nem reganho de peso. Além disso, podem ser indicadas algumas cirurgias plásticas para ajustar imperfeições consequentes da bariátrica, como excesso de pele.

Dentre os principais cuidados citados, vale destacar a dieta de pós-bariátrica, com reeducação alimentar que privilegia refeições nutritivas e em porções pequenas, compatíveis com a capacidade menor do estômago; prática regular de atividades físicas; e acompanhamento clínico e psicológico. Quanto às cirurgias plásticas que podem ser feitas depois da bariátrica, as mais relevantes são as seguintes: abdominoplastia em âncora, lifting de coxa, braquioplastia e dorsoplastia.

Abdominoplastia em âncora – É um tipo de abdominoplastia que se diferencia por retirar excesso de pele e gordura tanto no sentido horizontal, quanto no vertical, o que permite uma maior remoção. Ela é indicada nos casos de pacientes que emagrecem e ficam com sobra de pele em quantidade excessiva na região abdominal.  

Lifting de coxa (Cruroplastia/Lifting Crural)

O lifting de coxa, também conhecido como cruroplastia ou lifting crural, é uma cirurgia plástica que remodela as coxas, deixando-as lisas e com contornos mais definidos e proporcionais, ao remover pele e gordura em excesso dessa região dos membros inferiores. Em vários casos, é realizada por meio de incisões na virilha que se estendem até a região posterior da coxa.

Braquioplastia (Lifting Braquial/Lifting de Braço)

Mais uma cirurgia plástica de redução do excesso de pele e gordura, a braquioplastia atua nos braços do paciente. Também conhecida como lifting braquial ou lifting de braço, o procedimento visa deixar a pele da área entre a axila e o cotovelo mais lisa e com contornos suaves, o que garante um aspecto mais jovial e tonificado. 

Dorsoplastia

A dorsoplastia é a cirurgia plástica de retirada de excesso de pele e gordura da região do dorso (costas). O procedimento é, comumente, feito em conjunto com a abdominoplastia, para que todo o contorno corporal seja remodelado de uma só vez e de maneira uniforme. Também conhecida como torsoplastia, essa cirurgia plástica possui duas variações: a dorsoplastia alta, que pega a parte superior do dorso, e a dorsoplastia baixa, que atua na parte inferior.

compartilhe esse procedimento

Procedimentos relacionadas