Pós-bariátrica: conheça os procedimentos estéticos indicados para lidar com o novo corpo

Conceito de pós-bariátrica

Como o nome sugere, a pós-bariátrica é um processo indicado após a realização da cirurgia bariátrica, que consiste na redução do estômago visando a perda de peso. Por mais que essa cirurgia ajude a (o) paciente a emagrecer, muitas vezes o resultado vem com um excesso de pele, de flacidez, que incomoda a pessoa e compromete um contorno corporal harmônico. Para resolver isso, podem ser feitos novos procedimentos nas áreas onde há grande camada de sobra de pele. 

Áreas onde são realizados os procedimentos de pós-bariátrica

Essas intervenções são feitas em diversas regiões do corpo, como braços, costas, abdômen, glúteos, coxas, mamas e quadril. Além da eliminação do excesso de pele, também é feita uma remodelação com levantamento (lifting) para deixar essas áreas com um aspecto mais liso, simétrico e tonificado. Todos os procedimentos cirúrgicos são feitos sob anestesia, seja local com sedação ou geral, a depender da avaliação do cirurgião plástico.   

“Em geral, após um ano ou um ano e meio, quando ocorre a estabilização do peso da (o) paciente que fez a cirurgia bariátrica, conforme a liberação do médico, é que podemos começar a fazer as cirurgias estéticas para ajustes. Desses procedimentos, os principais são a abdominoplastia, que pode ser em âncora, dorsoplastia, que pode ser associada com a abdominoplastia 360, lifting crural ou de coxa, braquioplastia e lifting facial”, informa a Dra. Leizi Regina Barreto Silva, cirurgiã plástica e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.  

Dorsoplastia e abdominoplastia em âncora

A dorsoplastia consiste na retirada de excesso de pele e gordura da região do dorso (costas). O procedimento é comumente feito em conjunto com a abdominoplastia para que todo o contorno corporal seja remodelado de uma só vez e de maneira uniforme. Inclusive, a abdominoplastia feita nesse cenário de pós-bariátrica se chama abdominoplastia em âncora. Ela retira o excesso de pele e gordura tanto no sentido horizontal, quanto no vertical, o que permite uma maior remoção.

Braquioplastia, lifting de coxa e pexia de mama

Vale citar também a braquioplastia (lifting braquial/lifting de braço), que busca deixar a pele dos braços (área entre a axila e o cotovelo) mais lisa e com contornos suaves, e o lifting de coxa (cruroplastia ou lifting crural), que remodela as coxas, deixando-as lisas e com contornos mais definidos e proporcionais. Caso haja necessidade, pode ser feita, ainda, uma pexia nas mamas (mastopexia) para levantá-las e remodelá-las. Pode ser que haja indicação de implante para aumentar o tamanho e/ou alterar o formato dos seios

Principais cuidados de saúde no pós-bariátrica

Por mais que essas cirurgias sejam importantes, elas não vão gerar um resultado plenamente satisfatório se a (o) paciente não adotar um estilo de vida saudável. Após a bariátrica, é fundamental iniciar certos hábitos na rotina para que não haja complicações e nem reganho de peso. Portanto, a dieta de pós-bariátrica, com reeducação alimentar que privilegia refeições nutritivas e em porções pequenas, e a prática regular de atividades físicas são pontos-chave para o sucesso do tratamento.

compartilhe essa matéria:

Matérias relacionadas

Ressecção de cicatriz inestética
Dra. Irene Daher | CRM: 52.49886-3

Conheça a ressecção de cicatriz, cirurgia plástica que melhora a aparência desse tipo de marca

A ressecção de cicatriz é um procedimento que busca melhorar a aparência de cicatrizes que incomodam esteticamente os pacientes, alterando seu tamanho, formato, textura e cor. Por isso, também é conhecida como ressecção de cicatriz inestética. Trata-se de uma cirurgia plástica ambulatorial, ou seja, realizada em ambulatório.

Leia mais
Explante de prótese de silicone das mamas
Dra. Irene Daher | CRM: 52.49886-3

Como é feita a cirurgia de explante de silicone e quando é indicada?

O explante de silicone, ou seja, a retirada das próteses mamárias, é requisitado, principalmente, pelo desejo da paciente de voltar a ter seios com uma aparência natural, ou quando há problemas em função do organismo não reagir tão bem a esse corpo estranho adicionado.

Leia mais
Transplante capilar é um grande aliado no combate à calvície
cirurgiaplasticainstituto@gmail.com

Transplante capilar 

A técnica de transplante capilar consiste em retirar folículos pilosos do couro cabeludo de áreas fartas de cabelo de uma pessoa e transplantá-los em outros pontos de sua própria cabeça onde não cresce mais cabelo, em função da calvície. O novo cabelo cresce entre oito meses e um ano.

Leia mais

Receba nossas postagens

Instagram

Acompanhe o nosso trabalho através das nossas postagens!