O implante de prótese de panturrilha é uma cirurgia plástica buscada por pessoas que desejam aumentar o volume dessa área específica da perna. Em diversos casos, é uma alternativa para quem não consegue obter o mesmo efeito por meio de exercício físico. Por mais que a musculação possa ajudar nesse sentido, o tamanho e formato da “batata da perna” estão muito associados à genética. É recomendado estar em um bom estado de saúde e dentro do peso ideal para passar pelo procedimento estético.
Execução da cirurgia de panturrilha
A cirurgia de panturrilha é realizada com implante de prótese de silicone, a qual simula o formato dos músculos da região. As próteses são inseridas a partir de uma incisão feita na parte posterior do joelho (a dobra que fica atrás da perna). Esta localização “escondida” torna a cicatriz mais discreta. O tamanho das próteses é definido junto do cirurgião plástico, levando em conta o desejo do(a) paciente e sua estrutura física, pois o objetivo é tornar a panturrilha harmônica e simétrica no contexto do corpo de cada pessoa.
Cuidados pós-cirurgia de prótese de panturrilha
O procedimento demora cerca de uma hora, em média, e exige anestesia. No pós-operatório, é importante que o(a) paciente utilize meias compressoras, para diminuir risco de trombose venosa; e evite praticar atividades físicas por, pelo menos, duas semanas. É recomendado, ainda, repouso com as pernas para cima e evitar exposição solar e à friagem. No geral, a recuperação completa da cirurgia dura entre três e seis semanas.