A prótese de silicone de mama é uma cirurgia plástica que utiliza silicone para aumentar o volume e alterar o formato dos seios. O procedimento costuma ser indicado para mulheres com seios pequenos, mas também pode ser requerido por mulheres de seios naturais grandes que fizeram redução, visando um visual mais harmônico, compacto e simétrico, e evitar problemas de coluna. Além disso, pacientes que fizeram mastectomia em função de câncer de mama podem se beneficiar da cirurgia para reconstrução do seio.
Formas de implante da prótese de silicone de mama
A aplicação da prótese de silicone mamária pode ser feita com anestesia local com sedação ou anestesia geral, e de três formas diferentes: periareolar (pela aréola do seio), submamária (entre a mama e o tórax) e axilar (em uma prega natural dentro da axila). A escolha por cada uma delas leva em conta o tamanho da prótese e o biotipo da paciente. Como se trata de um procedimento invasivo, sensível e relativamente complexo, é necessária internação com duração entre 12 e 24 horas.
Tipos de prótese
No momento de escolha da prótese mamária, a paciente deve avaliar junto do médico especialista em cirurgia plástica os tipos disponíveis, para entender qual é mais adequado, conforme o seu desejo e a sua estrutura física. Existem, basicamente, três tipos de prótese de mama: redondo, anatômico e cônico. O primeiro é o mais simétrico em todas as dimensões, o segundo simula bem o formato natural do seio feminino e o último tem uma largura menor, sendo mais indicado para pessoas com ombros e tórax estreitos.