A rinoplastia é uma cirurgia voltada para corrigir problemas estéticos, estruturais e funcionais do nariz. Trata-se de um procedimento complexo, que exige um ambiente com estrutura hospitalar, médico especialista em rinoplastia e anestesista. A anestesia pode ser local com sedação ou geral, dependendo da especificidade do quadro. O profissional que realiza a cirurgia de rinoplastia pode alterar a estrutura do nariz tanto nas partes óssea e cartilaginosa, quanto na funcional, nos casos de desvios de septo e de cornetos.

Quando a cirurgia é indicada?

A forma como a cirurgia é realizada varia de acordo com cada caso, mas, no geral, pode-se dizer que ela se inicia com a correção das irregularidades funcionais, depois das ósseas e, por fim, das cartilaginosas. O procedimento é indicado para pessoas que desejam melhorar a aparência do nariz, seja no tamanho, formato ou área (ponta, narinas, dorso); que sofreram algum trauma que desfigurou o nariz; que estão insatisfeitas com o resultado de uma cirurgia feita anteriormente; que precisam corrigir problemas funcionais.

Pós-operatório

No pós-operatório da rinoplastia, o paciente precisa ficar com curativos no nariz durante uma semana, podendo retomar suas atividades diárias normais em até duas semanas. A região pode ficar arroxeada, com hematomas, dolorida e inchada nos primeiros dias. Também é comum o paciente ter a sensação de nariz entupido nesse período inicial de recuperação. A comparação de antes e depois da rinoplastia, já com o resultado final, só poderá ser feita após um ano.      

compartilhe esse procedimento

Procedimentos relacionadas