Transplante capilar 

Transplante capilar é um grande aliado no combate à calvície

Assim como sugere o termo, a técnica de transplante capilar consiste em retirar o cabelo de áreas fartas de uma pessoa e colocá-los – ou transplantá-los – em outros pontos de sua própria cabeça onde não cresce mais cabelo, em função da calvície. O procedimento é minimamente invasivo e costuma ser realizado por médicos dermatologistas ou cirurgiões plásticos, em ambulatório e sob anestesia local. A duração da cirurgia varia entre cinco e 10 horas e a cicatrização completa se dá entre três e quatro dias.    

Como é feito o transplante capilar?

Mais especificamente, o médico especialista retira das regiões com cabelo do paciente estruturas conhecidas como folículos pilosos, que é de onde nascem os fios de cabelo e pelos no geral. Existem dois métodos principais de extração desses folículos: FUT (Follicular Unit Transplantation) e FUE (Follicular Unit Extraction). No primeiro, é feita a retirada de uma faixa de pele do couro cabeludo, enquanto o segundo é marcado pela retirada das unidades foliculares diretamente do couro cabeludo, uma por uma.

Pós-operatório do procedimento

Depois que o procedimento é feito na clínica de transplante capilar, o paciente pode sentir dor e sensibilidade no couro cabeludo. Por isso, é interessante utilizar medicamentos como analgésicos, antibióticos e anti-inflamatórios. Após duas ou três semanas, os folículos transplantados começam a cair, o que é normal. A expectativa é que o novo cabelo cresça totalmente entre oito meses e um ano depois da cirurgia. O uso de Minoxidil em paralelo tende a potencializar o resultado no pós-operatório do transplante capilar.

compartilhe esse procedimento

Procedimentos relacionadas